Dica Quoty: como organizar a marmita!

Durante anos, a marmita foi associada a refeições mais simples e a quem não tinha tanta margem financeira para almoçar fora no horário de trabalho.

Hoje em dia tornou-se uma realidade não só em termos de poupança em alimentação ao final do mês, como um meio de controlar as nossas refeições tornando-as mais saudáveis e equilibradas.

O Quoty acompanha as tendências e dá-te algumas dicas de como podes organizar a tua marmita.

post-dicas

  1. Organizar

Devemos planear com antecedência os nossos almoços da semana para conseguirmos poupar tempo de manhã antes de sair para o trabalho.

O ideal será organizar tudo no domingo anterior: elaborar a lista de compras no Quoty, ir ao supermercado e cozinhar tudo o que for possível deixar preparado.

Podemos recorrer à congelação para garantir que todas as marmitas ficam em condições de serem consumidas posteriormente.

  1. Cozinhar

O ideal será sempre aproveitar ou reaproveitar alimentos. Podemos fazer arroz que dê para algumas refeições, cozinhar peito de frango que pode ser desfiado para uma salada, colocado numa sandes ou acompanhado de arroz e salada, por exemplo.

Podemos optar também por cozinhar porções maiores em tabuleiros no forno, por exemplo: lasanha, bacalhau com broa. Estas opções darão para vários dias, seguidos ou não. Podemos sempre congelar e ir utilizando de acordo com as nossas necessidades.

As saladas são também uma boa aposta para os dias mais quentes, sendo de fácil preparação.

  1. Transportar

As marmitas podem ser de metal, plástico ou vidro.

O Quoty sugere a utilização das marmitas de vidro uma vez que apresentam uma maior resistência ao calor, não libertam produtos tóxicos quando expostas a altas temperaturas e são mais ecológicas logo mais amigas do meio ambiente.

Independente do material escolhido devemos ter em conta que o ideal é transportar os alimentos numa mala térmica para garantir a correta conservação dos mesmos.

  1. Condicionar

Assim que chegamos ao trabalho deveremos colocar todos os alimentos em locais frescos, se não existir frigorífico o ideal será colocá-los num local onde a temperatura seja mais reduzida para estarem nas condições ideais na altura de serem consumidos.

  1. Hora de almoço!

Chegou o momento da tão desejada pausa, de conviver com os colegas e amigos.

O Quoty sugere que leves os teus próprios talheres e individual para te sentires mais confortável.

O objetivo é que desfrutes da tua marmita o mais possível.

Queremos que te inspires e que tenhas as marmitas mais cobiçadas dos arredores, por isso deixamos-te algumas ideias e dicas de pequenas e fáceis receitas. Aproveita!

 

Couscous de Legumes

Ingredientes:

2 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco,

1 cebola grande picada grosseiramente

1 cenoura picada

600ml de água

175gr de couscous

2 tomates cortados em quartos

2 curgetes picadas

1 pimento vermelho picado

125gr de feijão-verde picado

Casca ralada de 1 limão

Pitada de açafrão-da-índia em pó (opcional)

1 colher de sopa de coentros ou salsa frescos finamente picados

Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:

O primeiro passo é aquecer azeite ou óleo de coco numa panela grande e saltear a cebola e a cenoura durante 3-4 minutos.

A seguir, junta a água a ferver, depois tapa e coze durante 20 minutos. Simultaneamente, coloca o couscous numa tigela e humedece-o com um pouco de água a ferver, mexendo, até os grãos incharem e se separarem.

Adiciona os tomates, as curgetes, o pimento e o feijão-verde na panela.

Acrescenta a raspa de limão ao couscous e junte o açafrão-da-índia, se gostares, misturando bem. Coloca o couscous num recipiente para cozer a vapor e posiciona-o sobre a panela de legumes.

Cozinha os legumes em lume brando para que o couscous coza a vapor durante 8-10 minutos. Depois de terminado polvilha com coentros picados a gosto.

Mini Quiche de Frango

Ingredientes:

 3 Chávenas de chá de frango desfiado

1 Chávena de chá de cogumelos frescos laminados

1 Pimento vermelho, verde ou amarelo

3 a 4 ovos

Sal q.b

Pimenta q.b

Óregãos

Queijo mozzarella ralado q.b

Modo de preparação:

Começa por bater os ovos com o sal, a pimenta e os orégãos.

Se tiveres sobras de frango assado/cozido lá em casa podes aproveitá-las para esta receita. Se não tiveres, coze 1 a 2 peitos de frango e desfia.

Passa os cogumelos na frigideira com cebola, alho e azeite e adiciona-os aos ovos batidos assim como o frango e o pimento partido aos pedacinhos.

Numa forma de silicone dispõe o preparado em cada compartimento e espalha o queijo por cima das quiches.

Leva ao forno pré-aquecido a 180 graus entre 15 a 20 minutos.