Dica Quoty: Poupança de água

dicas_poupar_agua_blog_Quoty

Economizar na fatura da água além de ser uma forma de poupança, é também uma forma de ajudar o meio ambiente.

Existem inúmeras soluções que vão ajudar a reduzir o consumo excessivo deste recurso.

O Quoty destacou alguns pontos para ajudar a atingir este objetivo:

1. Identificar a origem do consumo de água mensal

Um dos passos mais importantes para poupares água começa pela avaliação das tuas rotinas. Procura identificar quais são as situações em que mais utilizas água para conseguir encontrar formas de diminuir a sua utilização.

2. Não desperdiçar, aproveitar ou reaproveitar

Se pretendes reduzir o consumo de água, o aproveitamento/reaproveitamento é a solução a adotar.

Estima-se que se desperdiça cerca de 5litros de água durante o tempo de espera que a mesma aqueça. Esta água, poderá ser reaproveitada para outras tarefas domésticas, como por exemplo, regar as plantas, descargas de autoclismo ou até para a lavagem do carro.

3. Fechar a torneira

Deves sempre optar por banhos mais rápidos em vez dos banhos mais prolongados ou de imersão. É igualmente importante fechar sempre a torneira enquanto lavas os dentes, te ensaboas ou lavas a loiça.

4. Certificar que as torneiras estão bem fechadas

Certifica-te que fechas sempre bem as torneiras. Pingo a pingo podes estar a desperdiçar uma quantidade significativa de água. Estima-se que uma torneira a pingar possa gastar até 30 litros de água diários, o equivalente a 6 garrafões de água.

Os autoclismos mal vedados podem ser também um dos maiores responsáveis dos desperdícios de água.

5. Esperar até a capacidade estar completa

Sempre que necessitares de utilizar as máquinas de lavar loiça e roupa deves esperar até que a capacidade máxima seja atingida. Evitar lavagens sem as máquinas estarem cheias não só irá ajudar a poupar na conta da água, como também reduzir a conta de eletricidade.

6. Reduzir o caudal

A instalação de um redutor de caudal nas torneiras e chuveiros poderá significar uma poupança de água até 50%.

Se tiveres um autoclismo exterior podes colocar uma garrafa de água na caixa de armazenamento, o que irá reduzir a capacidade existente e desta forma irá haver uma diminuição na capacidade do autoclismo e consequentemente do consumo de água.

Se tiveres oportunidade de escolher um autoclismo novo, deves optar por um com sistema dual, pois irá permitir-te selecionar qual a capacidade do fluxo da descarga.

7. Lavar o carro sem mangueira

A forma como lavas o carro pode fazer uma grande diferença na conta mensal de água. Se fizeres a lavagem em casa, o melhor será sempre optares por encher um balde e ires utilizando a água com a ajuda de uma esponja.

8. Recorrer à tecnologia

Existem já inúmeras soluções tecnológicas que te poderão ajudar a economizar e a ganhar consciência do consumo de água. Por exemplo, se vives em Lisboa podes recorrer a duas ferramentas desenvolvidas pela EPAL, o Waterbeep e o MyAqua.

Waterbeep permite comparar os gastos com o consumo per capita da cidade e otimizar o uso da água. É uma ferramenta gratuita e irá necessitar do envolvimento do utilizador através da comunicação de leituras, ao longo do mês.

MyAqua é uma app para smartphones gratuita que irá permitir-te verificar e gerir os dados de contrato, comunicar as leituras do contador, consultar as contas de água por regularizar e acompanhar a evolução dos consumos de água, promovendo uma utilização racional deste recurso.

Além destas opções, a Epal disponibiliza ainda um simulador online gratuito exclusivamente dedicado ao consumo sustentável da água. Basta preencheres todos os campos com os consumos que estimas gastar e irás perceber onde estás a ter consumos acima do desejado.