Conheces as vantagens de colocar uma pitada de picante nas tuas refeições?

A comida picante nunca deixa ninguém indiferente. Há sempre quem não suporte qualquer tipo de picante, pela sensação de desconforto que lhe deixa na boca e no próprio metabolismo, mas há também sempre quem seja um apreciador nato destes sabores mais fortes e exóticos.

Está cientificamente provado que existem vantagens na ingestão de comida picante para a saúde, melhorando a imunidade, reduzindo o risco de algumas doenças e, também, sendo bom aliado para perda de peso.

A maior responsável pelos benefícios é a capsaicina, presente em todos os alimentos do género Capsicum, como no caso da malagueta e pimenta caiena, entre outros.

É esta substância a responsável pela sensação de picante, sendo que quanto maior for a quantidade de capsaicina que a pimenta tiver, mais picante ela será.

O picante, no geral, é considerado um forte analgésico. Ao ser ingerido provoca a libertação de endorfinas, que são fortes analgésicos naturais. Por outro lado, melhora o sistema imunitário porque a pimenta é rica em vitamina A e C, que são as responsáveis por estimular o sistema imunitário acabando por melhorar as defesas do corpo.

É uma substância também associada na ajuda à perda de peso porque aumenta a temperatura corporal, fazendo com que o nosso organismo acabe por despender mais calorias.

As suas propriedades anticoagulantes estão associadas à prevenção de doenças cardiovasculares, ajudando na desobstrução dos vasos sanguíneos, ativando e regularizando a tensão arterial.

Os alimentos picantes estão ainda bastante associados a um melhor humor, porque aumentam o nível de seratonina e endorfina, o que nos faz sentir mais felizes e relaxados.

Por isso, mesmo que não sejas adepto de comidas picantes, talvez ter a noção destes benefícios te estimulem a, aos poucos, começar a utilizar algum tipo de pimenta na alimentação.

Deixamos-te ainda informação sobre alguns tipos de pimentas utilizadas na culinária:

 

tiposdepicante

Deixe um comentário